NOVA GERAÇÃO - COMO PENSAMOS NOSSA SELEÇÃO

O processo de seleção do nosso criatório estará sempre atrelado ao desenvolvimento da equideocultura da Raça Campolina e irá seguir os conceitos descritos no padrão racial assinalado pelo CDT no MAPA. Mudanças podem acontecer para um bem geral da média da tropa campolina em território nacional, porém o grande equilíbrio é o olho do criador (selecionador). É imperativo que o cavalo agrade ao titular do criatório.

Sendo assim, focamos no desenvolvimento de um padrão racial e do aperfeiçoamento zootécnico em três junções, que formam um triângulo equilátero com base no andamento, na morfologia e no temperamento. Para lembrarmos disso no nosso dia-a-dia discutimos sempre o que chamamos de seleção RMT (Raça, Marcha e Temperamento), porém criamos os 10 pilares de seleção dentro do criatório Campolina Canto Verde, que são os seguintes:

  • O primeiro pilar deve ser a paixão do criador pela raça e a admiração pelo que já foi feito ao longo dos anos, visto ser este um processo de melhoramento zootécnico. Nossa tropa do futuro precisa estar melhor do que a do passado, ano após ano.
  • O segundo pilar é o profundo conhecimento das principais linhagens da raça no que se refere a morfologia, ao andamento e ao temperamento.
  • O terceiro pilar deve ser o senso crítico, saber os defeitos da própria tropa seja em qualquer um dos tópicos; raça, andamento e temperamento.
  • O quarto pilar é a pesquisa pelos principais animais da raça (garanhões ou matrizes), na atualidade, identificados por nós como animais que agradariam a nossa família.
  • O quinto pilar é a seleção do animal funcional. Nossos animais precisam ter equilíbrio e serem bons de sela.
  • O sexto pilar é a persistência no desenvolvimento da marcha, seja batida ou picada, mas necessariamente boa para quem monta.
  • O sétimo pilar representa a busca por animais proporcionais, que prevaleçam o porte atlético, grandes, equilibrados e muito bonitos. Queremos animais que não nos cansem ao admirá-los pela profunda beleza.
  • O oitavo pilar é a paciência pois entendemos que cada animal possui seu tempo.
  • O nono pilar é a índole, como queremos um animal para nossa família eles precisam ser calmos no chão, porém com temperamento na sela.
  • O décimo pilar é a união, isto é, ter meus filhos e esposa juntos comigo neste processo de seleção, a palavra deles sempre contará.

ACASALAMENTOS

Destroyer do Santo Antônio

Multicampeão e grande da raça (2015). Confirmado no cabresto e montado fez história na última Nacional onde fez seus filhos campeões Nacional.

Havana do Modelo

Nossa pampa de lobuna, linda, muito bem estruturada ganhou tudo no cabresto e esta vindo forte como nossa matriz. Perfeição em expressão racial com um temperamento diferenciado para os cavalos de sela.

Acreditamos muito neste cruzamento, pensado e pesquisado durante muito tempo. O melhoramento da raça com foco na seleção de animais completos, funcionais e bonitos tem neste cruzamento nossa essência.

PREVISÃO DE NASCIMENTO: 26/09/2020

Astral do GDF

Um garanhão à frente de seu tempo. Foi grande da raça e campeão Nacional de marcha e conseguiu fazer seu filho, também, um grande campeão. Dissociado e perto do chão já possui mais de 110 filhos registrados na raça. Comprovado em pista e em sua progênie foi escolhido para ser a cabeceira de nossa geração Canto Verde. A seleção de temperamento e marcha se faz com animais desta grandeza.

Obscena da Hibipeba

Obscena da Hibipeba sem palavras para descrever por completo o que ela nos representa. Para quem presta atenção nas coisas verão que ela é a representação do nosso criatório e esta imortalizada em nosso logo. Multicampeã, de uma proporção invejável além de um temperamento único. A égua dos sonhos e um protótipo da raça em nossa visão.

Acreditamos muito neste cruzamento. Animais extremamente dissociados e que possuem a marcha como essência. Morfologia ideal associado ao andamento. Certeza de sucesso.

PREVISÃO DE NASCIMENTO: 20/10/2020

Destroyer do Santo Antônio

Multicampeão e grande da raça (2015). Confirmado no cabresto e montado fez história na última Nacional onde fez seus filhos campeões Nacional.

Xantia do RN

Xantia do RN nada menos que genética das mais campeãs da Raça. Irmã própria da Quimoleka de São Judas. Animal reunido, quadrado, com excelentes aprumos e um conjunto de frente de dar inveja. Passa raça e temperamento de sobra.

Aqui mora a grande expectativa. Em sua primeira gestação e já possuidora de filhos campeões nacionais acreditamos que a Xantia x Destroyer poderá trazer grande evolução para a Raça.

PREVISÃO DE NASCIMENTO: 12/01/2021

Teleco de São João


Animal jovem, com um padrão de sela muito desejável, bi-campeão nacional e que acreditamos em seu potencial como padreador na raça.

Monifa da Hibipeba

Muiticampeã progenie de mãe com diversos filhos campeões nacionais. Extremamente marchada e com tronco e garupa invejáveis. Genética de sobra nesta matriz.

Nossas expectativas são grandes pois acreditamos muito neste tipo de cruzamento, não só na referência de morfologia mas também no que se refere ao andamento.

PREVISÃO DE NASCIMENTO: 30/04/2021