CAVALO CAMPOLINA

Em 1870, Cassiano Campolina, nascido em 10 de julho de 1836, ganhou a égua Medeia, já prenha de um Andaluz de D. Pedro II. Deste cruzamento nasceu o potro batizado Monarca. Esse é o início de uma história de sucesso e conquista: a formação da raça Campolina.

Cassiano tinha como principal objetivo formar cavalos de grande porte, ágeis, resistentes e de boa aparência. Para isso, selecionou e cruzou raças de cavalos como PSI, Anglo-Normando e Marchador conforme sua intuição e experiência.

Em 1904, após mais de 30 anos trabalhando firme em seu propósito, faleceu Cassiano Campolina. Mas, graças à dedicação e o empenho de seus amigos, a raça continuou a ser criada e aperfeiçoada. As famílias de Joaquim Pacheco de Resende e do Cel. Gabriel Andrade foram fundamentais nessa missão.

Após aproximadamente 70 anos desenvolvendo a raça conforme as referências de cada criador, tornou-se necessário definir um padrão racial para que todos pudessem unir esforços e aperfeiçoar a raça conforme suas características oficiais. A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina foi fundada em 1951, com sede em Belo Horizonte. Hoje, todos os criadores da raça são responsáveis pela continuidade dessa história que ganha mais admiradores e se consolida a cada ano.

O cavalo Campolina é dócil, tem uma beleza característica incontestável e seus movimentos harmoniosos tornam sua montaria nobre e confortável. O tamanho ideal do cavalo Campolina é de 1,58m para os machos, enquanto para as fêmeas a altura média fica em 1,52m, com peso médio de 500 kg, com andamento do tipo Marcha Picada e Batida, deixando para o gosto do usuário e do criador a melhor seleção.

Animais inscritos no Livro de Elite da ABCCCampolina

01- Júpiter de Passa Tempo

02- Gas Dengoso

03- Xepeiro de Passa Tempo

04- Desacato da Maravilha

05- Promessa de Santa Rita

06- SSPA de Santa Rita

07- Neruda do Chiribiribinha

08- Agitada da Duas Marias

09- Geodo do Oratório

10- Viação de Sans Souci

11- Ópera da Fronteira

12- Gavião do Barulho

13- Iluminado de Alfenas

14- Xena de Alfenas

15- Figura do Barulho

16- Nairobe Mandala

17- Induto de São Judas

18- Monifa da Hibipeba

Para mais sobre a raça, acesse: